FAQ - Perguntas frequentes

Principais dúvidas sobre integração com a API de avaliação.

O CPF do cidadão é obrigatório?

O CPF não é obrigatório. A API foi projetada para receber avaliações anônimas e não exige a passagem desse parâmetro.

Não acho meu serviço na lista de serviços para meu órgão. O que devo fazer?

Procure o ponto focal no órgão pela digitalização de serviços. Essa pessoa terá acesso irrestrito a edição de serviços no órgão (tanto para o ambiente de produção quanto para homologação).

Os códigos dos órgãos e serviços são os mesmos em teste/homologação e em produção?

Não necessariamente. Os códigos podem mudar dependendo do ambiente utilizado. É sempre recomendado que o desenvolvedor verifique os códigos antes de qualquer mudança de ambiente. Mais informações no Passo a Passo a passo para avaliar um serviço

Para registrar o acompanhamento é necessário enviar o número do protocolo? Esse número possui um formato específico? Qual seu tamanho mínimo e máximo?

Mesmo que seu serviço não gere um número de protocolo é necessário passar um número no parâmetro de protocolo que pode , por exemplo, ser a chave primária que identifique um atendimento. Não existe um formato padrão pré estabelecido. Cada órgão estabelece seu número/formato de protocolo. Ele deve ter no mínimo 1 caractere e no máximo 60 (incluídos os numerais e símbolos).

Pode ser gerado acompanhamento sem finalização?

Sim, o acompanhamento pode ser gerado em qualquer etapa do serviço (etapa inicial, intermediária ou final).

Quais os passos para o cancelamento de um acompanhamento?

Não há como cancelar um acompanhamento já registrado.

Existe algum mecanismo do módulo de avaliação para submeter e-mail/SMS para solicitar avaliação diretamente ao usuário?

Não há suporte ao envio de e-mail/SMS pela API de Avaliação, somente a geração do link do formulário de avaliação. A forma de exibição do formulário de avaliação fica a critério do órgão que está implementando a integração. A forma mais indicada de exibir o formulário para o cidadão é utilizando a própria interface do serviço (utilizando modal, iframe ou pop-up).

Existe alguma interface web onde conseguimos consultar os acompanhamentos abertos e avaliações?

Não foi implementada interface web para consultar os acompanhamentos e avaliações. Entretanto há endpoints na API que permitem a consulta aos acompanhamentos, são eles, porCidadao, porOrgao, porProtocolo e porServico. Para mais informações, verifique a documentação Swagger de Acompanhamento. E para avaliação, são eles, porCidadao, porOrgao e porServico. Para mais informações, verifique a documentação Swagger de Avaliação.

Há a possibilidade de gerar a avaliação sem que seja necessário a criação do acompanhamento?

Não é possível obter o link do formulário de avaliação sem ter feito, ao menos, um registro de acompanhamento.

Os campos do formulário de avaliação são fixos ou parametrizados? Quem define esses campos?

Os campos são fixos.

Onde é feito o acompanhamento das avaliações enviadas pelos cidadãos?

O acompanhamento é feito no gov.br/gestor.