Passo a passo para avaliar um serviço

1. Obtenha as credenciais para usar as APIs de avaliação

Os métodos das APIs de avaliação necessitam de autenticação para uso (usuário e senha).

Para solicitar sua credencial, basta acessar a página temática https://solicitacao.servicos.gov.br/processos/iniciar?codServico=12141.

2. Descubra o código do órgão e o código dos seus serviços

Para a correta utilização da API de Avaliação é preciso obter os códigos válidos do órgão e dos serviços na API de Serviços.

Siga os seguintes passos:

1- Descubra o ID do seu órgão no SIORG https://siorg.gov.br/siorg-cidadao-webapp/resources/app/consulta-estrutura.html

Código Siorg

O código SIORG está destacado em amarelo

2- Com o código SIORG obtido, descubra o código do órgão para ser utilizado na API de Avaliação. Para isso, utilize o endereço https://servicos.gov.br/api/v1/orgao/ inserindo o código SIORG no final da URL.

Exemplo: https://servicos.gov.br/api/v1/orgao/235876

Código do órgão

O código do órgão está destacado na imagem acima. É esse código que deverá ser utilizado nas chamadas aos métodos da API de Avaliação.

3- Por último, descubra o código do seu serviço. Utilize a URL https://servicos.gov.br/api/v1/servicos/orgao/ inserindo o código SIORG no final.

Exemplo: https://servicos.gov.br/api/v1/servicos/orgao/235876

Código do serviço

O código do serviço está destacado na imagem acima. É esse código que será usado nas chamadas aos métodos da API de avaliação

Essa chamada retorna todos os serviços cadastrados para órgão. Caso seu serviço não esteja listado (tanto em produção quanto em homologação), procure o representante do seu órgão responsável pelo cadastro de serviços no Portal Gov.br.

Atenção

O código do SIORG não deverá ser utilizado nas chamadas aos métodos da API de Avaliação.

Importante

Todos os passos desse tópico estão relacionados ao ambiente da API de Serviços de produção. Para ambiente de teste substitua servicos.gov.br por h-api-servicos.estaleiro.serpro.gov.br.

3. Envie o(s) acompanhamento(s) durante a execução do serviço

É obrigatório o registro de pelo menos uma etapa de acompanhamento para gerar uma avaliação. Cada etapa de acompanhamento poderá ser avaliada (esse procedimento é opcional).

Como fazer: Para Registrar Acompanhamentos utilize o endpoint específico para isso. Acesse o manual em Acompanhamento para maiores informações.

5. O cidadão preenche a avaliação

O cidadão preenche o formulário de avaliação relacionado ao serviço prestado.