Apresentação

O decreto 8936/2016, instituiu a Plataforma de Cidadania Digital e dispôs sobre a oferta dos serviços públicos digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

No seu artigo 3º, incisos IV e V foi instituído a ferramenta de avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços públicos prestados e o painel de monitoramento do desempenho dos serviços públicos prestados.

Entre as informações mínimas que deverão estar disponíveis no painel para cada serviço, órgão ou entidade da administração pública federal, estão o volume de solicitações, tempo médio de atendimento e o grau de satisfação dos usuários.

Este projeto foi criado para ajudar na coleta destas informações para a disponibilização delas no painel de monitoramento, e para ajudar aos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a atenderem disposto no decreto e com isso melhorarem a qualidade do serviço prestado ao cidadão.

Como usar

Dentro do sistema para prestação do serviço, inclua um botão convidando o cidadão a avaliar o serviço recebido.

Faça a comunicação com o módulo de avaliação, informando da prestação do serviço e solicite um formulário de avaliação para o serviço recém prestado.

Abra diretamente o formulário ou envie o link recebido por algum meio de contato que o órgão possua com o cidadão.

Formulário de Avaliação de Serviços

Formulário de Avaliação de Serviços

Fluxo simplificado para o cidadão

O cidadão irá receber ou um email ou visualizar o formulário na própria página do serviço. A sugestão é a do envio do email para que o cidadão possa responder quando desejar.

Primeira parte do fluxo para o cidadão.

Cidadão recebe a solicitação de avaliação ao final do serviço prestado.

Cidadão responde a avaliação.

Cidadão responde a avaliação.

Fluxo simplificado das APIs

Fluxo Simplificado do funcionamento das APIs.

Importante

Para que seja chamado a API de Avaliação é necessário o envio prévio de um Acompanhamento. Não há possibilidade de uma avaliação sem um acompanhamento associado.