Apresentação

O decreto 8936/2016, instituiu a Plataforma de Cidadania Digital e dispôs sobre a oferta dos serviços públicos digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

No seu artigo 3º, incisos IV e V foi instituído a ferramenta de avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços públicos prestados e o painel de monitoramento do desempenho dos serviços públicos prestados.

Entre as informações mínimas que deverão estar disponíveis no painel para cada serviço, órgão ou entidade da administração pública federal, estão o volume de solicitações, tempo médio de atendimento e o grau de satisfação dos usuários.

Este projeto foi criado para ajudar na coleta destas informações para a disponibilização delas no painel de monitoramento, e para ajudar aos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a atenderem disposto no decreto e com isso melhorarem a qualidade do serviço prestado ao cidadão.

Formas de uso

É possível usar de duas formas:

  • Enviar o link por email
  • Adicionar o formulário na página

O cidadão ao final da execução do serviço pode receber o link da sua avaliação da prestaçao do serviço conforme figura abaixo.

Exemplo de email recebido com link.

Exemplo de email recebido com link

Atenção

É necessário que o próprio serviço crie o texto e envie o email.

Ou pode-se incluir na página do serviço o formulário já pronto e fornecido pela API de avaliação conforme imagem abaixo.

Formulário de Avaliação de Serviços

Formulário de Avaliação de Serviços

Fluxo simplificado para o cidadão

O cidadão irá receber ou um email ou visualizar o formulário na própria página do serviço. A sugestão é a do envio do email para que o cidadão possa responder quando desejar.

Primeira parte do fluxo para o cidadão.

Cidadão recebe a solicitação de avaliação ao final do serviço prestado.

Cidadão responde a avaliação.

Cidadão responde a avaliação.

Fluxo simplificado das APIs

Fluxo Simplificado do funcionamento das APIs.

Importante

Para que seja chamado a API de Avaliação é necessário o envio prévio de um Acompanhamento. Não há possibilidade de uma avaliação sem um acompanhamento associado.